Cavalos Portugueses

 

Cavalos Portugueses

cavalos PortuguesesPara os amantes de cavalos Portugal merece uma visita especial. A cultura equestre Portuguesa é de longa data e, de entre os cavalos Portugueses, o cavalo Lusitano suscita uma grande admiração internacional. Os cavalos tiveram em Portugal, tal como noutros países, um papel importante permitindo ao Homem viajar, caçar e ter uma vantagem no campo de batalha. Estes papéis evoluíram e hoje os cavalos Portugueses são companheiros em diversas actividades desportivas.

Destacam-se três raças de cavalo Portuguesas: o Lusitano, o Sorraia e o Garrano. De entre elas o cavalo Lusitano é sem dúvida a raça Portuguesa que tem maior reconhecimento. O Garrano foi sempre um animal de trabalho, muitas vezes utilizado em actividades agrícolas. Embora se saiba que a origem do Garrano está no pónei ibérico pré-histórico não se sabe com certeza que outras raças terão contribuído para a sua evolução. O cavalo Sorraia, descoberto pelo Dr Ruy D’Andrade, é considerado como uma raça muito próxima do cavalo ibérico primitivo. De certa forma pode dizer-se que o cavalo Sorraia se assemelha ao cavalo que foi o ponto de partida para a evolução que deu origem ao cavalo Lusitano.

O cavalo Lusitano é, por excelência, um embaixador de Portugal no mundo. Esta raça Portuguesa, que teve a influência de diversas civilizações que habitaram a península ibérica, é hoje reconhecida pelo seu temperamento e versatilidade tornando-a muito apreciada internacionalmente. Apesar de o cavalo lusitano estar amplamente difundido internacionalmente, Portugal continua a ser uma referência para quem o quer conhecer em profundidade. Visitar as inúmeras coudelarias Portuguesas que se dedicam à raça Lusitana, bem como visitar a Feira Nacional do Cavalo, na Golegã, e o Festival Internacional do cavalo Lusitano, são nesse sentido essenciais.

 

FONTES: http://www.portugalblog.com/pt-pt/2009/10/cavalos-portugueses/